Quem sou eu

Minha foto
Formada pelas Facudades Metropolitanas Unidas em Musicoterapia. Atuante nas áreas organizacionais, com o foco em qualidade de vida. Clínica, com ênfase em pacientes com stress, ansiedade, depressão, insónia e dores crônicas. Realizou palestras e Workshops. Participou no projeto de iniciação musical para deficientes visuais , (PRONAC). Todos os artigos poderão ser publicados somente com a autorização dos autores. Visite nosso site: www.saudemusical.com

domingo, 25 de julho de 2010

As Ferramentas Musicoterápicas na Qualidade de Vida

Helena D´Angelo
Musicoterapeuta

As ferramentas da musicoterapia que são relevantes para iniciar um processo de intervenções nas empresas podem ser direcionadas para o silêncio, para a escuta, para os sons, para a música, a respiração, o corpo, a voz, a expressividade, a fim de estimular uma postura receptiva a partir da escuta, com maior possibilidade de reduzir as resistências individuais e organizacionais.

Um dos métodos utilizados será o método de treinamento de relaxamento individualizado baseado em música, fornecendo estratégias seqüenciais para atingir as necessidades específicas do colaborador, não importando seus níveis de funcionamento mental, emocional ou físico.

O treinamento de relaxamento individualizado é uma abordagem terapêutica comportamental em que um ou mais elementos da música, são incorporados em estratégias de treinamento com tarefas específicas, individualizadas, estruturadas, para moldar um ou mais comportamentos identificados como necessários em um eventual alcance do estado de relaxamento generalizado.
A abordagem é baseada em música, porque a música tem uma variedade de funções durante todas as fases do treinamento. Em geral seus objetivos são estruturados para mover o colaborador dos procedimentos respondentes, para procedimentos operantes, de forma que habilidades de relaxamento possam ser executadas independentemente.
Esse método incorpora aplicações do campo da medicina comportamental, terapia comportamental e musicoterapia, incluindo treinamento em relaxamento progressivo, biofeedback, entrainment(isso música, música contingente, música interativa, imagem e terapia vibroacústica.).
Possibilidade de atuação interdisciplinar (Equipe do Projeto) – nutrição, massoterapia, psicologia, fisioterapia/ergonomia, fonoaudiologia, etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário