Quem sou eu

Minha foto
Formada pelas Facudades Metropolitanas Unidas em Musicoterapia. Atuante nas áreas organizacionais, com o foco em qualidade de vida. Clínica, com ênfase em pacientes com stress, ansiedade, depressão, insónia e dores crônicas. Realizou palestras e Workshops. Participou no projeto de iniciação musical para deficientes visuais , (PRONAC). Todos os artigos poderão ser publicados somente com a autorização dos autores. Visite nosso site: www.saudemusical.com

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mente San corpo saudável

Helena D'Angelo

Musicoterapeuta


A Musicoterapia por si só, é uma linha de terapia expressiva, no âmbito da análise da expressão corporal, contribuindo assim para a saúde física e mental do indivíduo, vendo o como um ser integrado onde o corpo e a mente interagem na dinâmica psicofísica do ser humano refletindo nas suas ações, pensamentos e sentimentos.

O corpo muitas vezes é colocado em segundo plano devido a grande ênfase a apreciação intelectual.
Frequentemente todas as ocupações e preocupações mentais acabam influenciando negativamente a nossa saúde física.
O trabalho intelectual em demasia sem nenhum trabalho corporal acarreta danos não só corporais, mas também mentais, como falta de concentração, motivação, memória e raciocínio.

O campo organizacional e a musicoterapia podem se aliarem, não somente no âmbito simbólico, mas na prática do cotidiano do colaborador, formando assim um “par” de grande perspectiva organizacional.
A partir dessa dupla. Podem surgir elementos sonoro musicais e corporais que dão respostas essenciais aos objetivos da empresa e sendo elementos musicais não comtém mecanismos de defesa, deste modo, facilitando assim a percepçãoda personalidade do indivíduo analisado.

O processo da musicoterapia corporal visa o indivíduo apoderar-se dopróprio corpo, de seus pensamentos e sentimentos e da capacidade de alcançar a sua própria criatividade, competência, habilidades, bem estar e relação inter e intra pessoal, fatores importantes para um bom rendimento do trabalho.
Isso faz com que partamos da premissa de que cada ser é o seu corpo, o corpo expressa a maneira pelo qual nos relacionamos com o mundo.
Isso tudo gera a motivação, o prazer de estar totalmentevivo e saudável
).
Todo organismo vivo possui duas excitações primordiais – o prazer e a angústia. Conforme esse estudo, faço um m paralelo com a música e seus elementos musicais, ritmo, melodia e harmonia, analizando desde os movimentos corporais, até os sonoros realizados através das sessenta e quatro técnicas interativas possíveis e trinta e uma técnicas receptivas, tudo dentro do campo musicoterápico.

Resumindo, um colaborador saudável, satisfeito com o trabalho, motivado e com prazer de viver, gerará bons frutos para a organização e minimizará gastos e faltas por motivos de doença ou stress.

Saúde Musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário