Quem sou eu

Minha foto
Formada pelas Facudades Metropolitanas Unidas em Musicoterapia. Atuante nas áreas organizacionais, com o foco em qualidade de vida. Clínica, com ênfase em pacientes com stress, ansiedade, depressão, insónia e dores crônicas. Realizou palestras e Workshops. Participou no projeto de iniciação musical para deficientes visuais , (PRONAC). Todos os artigos poderão ser publicados somente com a autorização dos autores. Visite nosso site: www.saudemusical.com

terça-feira, 2 de março de 2010

Musicoterapia e depressão

Helena D'Ângelo

Musicoterapeuta


O ser humano é complexo tendo de ser estudado detalhadamente em todos os seus campos tais como o biológico, psicológico, social, além do emocional e espiritual.
A maioria das pessoas atualmente, não conseguem perceber que sofrem de depressão.
Muitas vezes deixam passar sintomas importantes para o diagnóstico desse transtorno alegando fazer parte de sua personalidade ou por preconceito em aceitar algum tipo de tratamento como a psicoterapia e ou a psicofamacologia.

Existem diversos critérios para o diagnóstico da depressão, tendo de ser feito por um profissional da saúde, como psiquiatra, psicólogo ou musicoterapeuta.
Há questionários e testes de avaliação que auxiliam e reforçam o acerto do diagnóstico.
A depressão pode surgir através de diversas vertentes, sendo elas:
Genética-hereditariedade
Orgânica constitucional
Hormonal-metabólica
Influências do meio ambiente, perdas, mortes, conflitos.
Não devemos focar em uma única causa, a depressão é considerada uma doença de pluri fatores, por conseqüência seu tratamento também deve ser visto dessa forma, visando atrelar diversas áreas como forma de almejar a cura..

O tratamento da depressão através da musicoterapia tem gerado resultados animadores e eficazes.
Sabemos que uma das características de um indivíduo com depressão é o embotamento afetivo, este provoca por conseqüência a falta de motivação em falar, dialogar, principalmente a respeito dos seus sentimentos, pensamentos e medos, pois bem, é aí que entra a musicoterapia.

A musicoterapia é uma ciência que se vale do surgimento de novos canais de comunicação não-verbais, proporcionando uma avaliação do indivíduo, sendo assim, pode-se dizer que esse tratamento seria mais bem aceito pelo portador do transtorno.
O processo através da musicoterapia é mais breve do que as terapias puramente verbais, pois a música e seus elementos atingem o inconsciente mais rapidamente do que as palavras e sem mecanismos de defesa.
É importante ressaltar que as outras terapias também possuem sua importância, estamos todavia retratando as características particulares do cliente que faz essa escolha de tratamento.


Saúde Musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário