Quem sou eu

Minha foto
Formada pelas Facudades Metropolitanas Unidas em Musicoterapia. Atuante nas áreas organizacionais, com o foco em qualidade de vida. Clínica, com ênfase em pacientes com stress, ansiedade, depressão, insónia e dores crônicas. Realizou palestras e Workshops. Participou no projeto de iniciação musical para deficientes visuais , (PRONAC). Todos os artigos poderão ser publicados somente com a autorização dos autores. Visite nosso site: www.saudemusical.com

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Treinamento e música

Éber Anacleto

Recursos Humanos


Quando ouvimos nas organizações, teremos um treinamento! Logo podemos pensar em uma sala com iluminação fraca, uma pessoa à frente falando, falando. Depois um coffee break, e voltamos para o auditório.
Já participei de muitos treinamentos que até forammuito interessantes e abrangentes, mas tão parados, sem dinamismo, que a maioria dos participantes dormia e a organização pensa que algo vai mudar depois do treinamento. E percebe que essa mudança acontece só por dois ou três dias, os problemas nas equipes, nas comunicações internas continuam e talvez até piores, então recorrem aos treinamentos e-learning, que é uma ótima ferramenta sem dúvida, mas, para trabalho em equipe, resolução de alguns problemas, principalmente dentro do RH, nãogera resultados.
Para cultura, para mesclar equipes e mostrar a importância de cada um, ainda só conseguimos passar algo assim, com os treinamentos presenciais, com dinâmicas, deixando cada um, interagir.

Quem não gosta de música? A música está presente em nossas vidas desde o nosso nascimento. Nos berços, temos aqueles ursinhos que tocam uma musiquinha de ninar, alguns brinquedos com músicas relaxantes.
Quando se propõe ministrar um treinamento com música, percebemos a ansiedade de ver como será, lembro-me de ter participado de um treinamento em uma multinacional, onde havia um corau. A cada intervalo de um palestrante para o outro, o coral, entrava cantando e todos recebiam uma cópia das músicas e cantavam juntos.
O maestro do corau pedia para que ouvíssemos os colegas do lado, e se ele estava cantando desafinado, ou gritando. Era engraçado, um apontava o dedo para o outro e uma pessoa ia com o microfone até o colega desafinado, todos riam.
Percebíamos que na hora das músicas o clima mudava, todos relaxavam, e quando no fim os grupos foram apresentar uma música no palco, foi o máximo! Tinham pessoas que levavam a sério mesmo, dançavam, tinham uma postura de artista, como se fossem chegar ao estrelato musical.
Não é preciso ser um especialista para entender e perceber que a música não tem segredo, todos cantamos desafinados ou não, mas cantamos, alguns tocam alguma coisa mais ou menos, mas tocam, ou ainda, tem os que gostam de só ouvir uma música no rádio.
A música nos faz voltar ao passado, nos faz sonhar, nos transporta para outros lugares, em todos os ambientes há uma música, em todas as religiões temos música.
Quando alinhamos treinamento com música, seja para qualquer área da empresa, estamos deixando as pessoas avontade para ser quem elas são, no dia a dia, seu estilo musical, o instrumento que gosta de ouvir ou tocar, o modo de dançar, tudo isso nos faz ver sua personalidade, seu jeito de lhe dar com as situações de estresse.
Realizei um treinamento com dinâmicas e música, entrei na sala com o violão pendurado no pescoço,as pessoas logo sorriram e outras diziam, nossa! Iremos ter show hoje. Começamos algumas dinâmicas e comecei a dedilhar o violão, pedi que relaxassem, e pensassem em algo bom.
O grupo estava meio disperso, tímido, porém no fim desse treinamento onde tinham que cantar alguma coisa qualquer e fazer o que quisessem, como dançar ou só cantar, eles faziam coreografias, cantavam alto, e sorriam. Depois, se abraçaram e choraram, essa reação já era esperada, porque cantaram músicas que traziam lembranças boas ou ruins. Por mais que tenha sido um treinamento básico, envolvendo a musicoterapia, foi de grande valia para aquela equipe.
Quando alguém me encontra depois de, acho que uns 6 meses, ainda perguntam quando haverá outro trinamento e onde serárealizado.

A musicoterapia aplicada com profissionalismo, e sinceridade, tem resultados rápidos. E pode ser usada em qualquer setor da organização, para qualquer pessoa, e em qualquer hora.
Precisamos não só nas organizações, viver tranqüilos nessa orquestra chamada vida, onde cada um de nós estamos cantando ou tocando algum instrumento.


Saúde musical

Nenhum comentário:

Postar um comentário